NOROESTE – A Saúde Mental do município confirmou participação no programa “Nós Na Rede”. A iniciativa do Ministério da Saúde aprimora e consolida a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em nível nacional por meio da Educação Permanente em Saúde. A conquista é resultado da atuação da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenadoria de Saúde Mental.
O programa é executado pela Fiocruz-Brasília e articulado por secretarias federais para capacitar mais de 42 mil profissionais do SUS- Sistema Único de Saúde que atuam no cuidado a indivíduos em sofrimento mental, pessoas com uso prejudicial de álcool e outras drogas, e aqueles em conflito com a lei. Desenvolvido em parceria com a equipe de Saúde Mental do Estado do Rio de Janeiro, o curso aborda práticas de cuidado ético, humanizado e em liberdade, além de estratégias de redução de danos.

A formação terá duração de cinco meses, de agosto a dezembro de 2025, totalizando 120 horas, distribuídas em 90 horas na modalidade EaD-Ensino a Distância e 30 horas presenciais. Porciúncula obteve a liberação integral das 40 vagas solicitadas, que serão destinadas à capacitação dos profissionais da RAPS local.
A secretária de Saúde do Município, Ana Paula Navarro, afirmou que “a participação em ‘Nós Na Rede’ mostra o empenho de Porciúncula para uma saúde mental cada vez mais qualificada, humanizada e voltada à garantia de direitos.”
Nenhum Comentário! Ser o primeiro.