MANCHETE BRASIL
PATOS DE MINAS – MG– A cerveja Cosmic, produzida em Patos de Minas, alcançou o 2º lugar na Copa Sul-Americana de Cervejas, realizada no mês de junho no Grande Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves (RS). O concurso contou com 845 amostras, oriundas de 13 estados brasileiros e de três países sul-americanos: Colômbia, Uruguai e Paraguai.
Desenvolvida em parceria por três cervejarias locais — Atom, Casa Grande e Estrela do Bálsamo —, a Cosmic foi inscrita na categoria “Juicy or Hazy India Pale Ale”, uma das mais concorridas da edição.
A cerveja é comercializada em lata de 473ml e também em versão chope, disponível na Casa Grande Cervejas Especiais, na rua Pará, no bairro Cônego Getúlio, em Patos de Minas. A receita contém 14g de lúpulo por litro, 6,6% de teor alcoólico e 46 IBU– International Bitterness Units, unidade que mede o amargor da cerveja.

Concurso e avaliação
Esta foi a terceira edição da Copa Sul-Americana de Cervejas, promovida pela Revista da Cerveja, publicação especializada no setor. A edição de 2025 aconteceu em um momento de retomada do setor cervejeiro no Rio Grande do Sul, após as enchentes que atingiram o estado.
As amostras foram avaliadas por um painel de 42 jurados, entre brasileiros e estrangeiros, credenciados pelo BJCP–Beer Judge Certification Program — organização criada em 1985, nos Estados Unidos, voltada à formação e certificação de juízes de concursos cervejeiros.
Os vencedores receberam troféus, medalhas e certificados, além de destaque editorial na revista organizadora.
Com informações do site SouPatos
Agradecimentos a Wander Gibí, leitor de Patos de Minas
Nenhum Comentário! Ser o primeiro.