ARTIGO NB
O Hospital São José do Avaí chega aos 100 anos nesta quarta-feira, 6 de agosto de 2025. Fundado em 1925, no município de Itaperuna, capital do Noroeste Fluminense, o hospital construiu uma história de esforço e heroísmo, pelo atendimento à população e pela expansão dos serviços de saúde no interior do estado.Provavelmente, nenhum dos fundadores, imaginou que tão longe no tempo o hospital iria.
E foi este mesMo implacável tempo, que fez, de uma pequena unidade, um poderoso centro hospitalar que atende à diversas regiões do país. É um dos poucos do interior do Rio de Janeiro com estrutura para procedimentos de alta complexidade, incluindo cirurgia cardíaca, tratamento oncológico e hemodiálise, robótica e outros serviços só comuns em capitais.
O HSJA também atua na formação de novos profissionais da área da saúde, por meio de parcerias com universidades, como a UNIG por exemplo, uma parceria de sucesso. Muitos estudantes de Medicina e Enfermagem realizam estágios e residências, cobiçadas por sinal, nas dependências da instituição.
RENAN CATHARINA TINOCO
O Hospital São José do Avaí completa um século de funcionamento mantendo o objetivo de cuidar da população com responsabilidade e acesso à medicina de qualidade, e um nome é também um símbolo da instituição: Renan Catharina Tinoco. Nascido em 5 de março de 1938 no distrito de Ourânia, ( hoje Natividade) então parte de Itaperuna, formou-se em Medicina pela Universidade Federal Fluminense em 1962 e retornou à sua cidade natal para começar uma lenda.

Como cirurgião no Hospital São José do Avaí , encontrou uma instituição modesta: apenas 25 leitos e nove médicos. Ao assumir a presidência do hospital em 1983, conduziu um processo de expansão e modernização que transformou o HSJA numa referência nacional em cirurgia cardíaca, neurocirurgia, oncologia e laparoscopia. Mundialmente conhecido, pelas inovações, pelo conhecimento e participação em congressos, Renam é a história dentro da história, e seus dois filhos, Eugênio Carlos ( este, CEO do HSJA) e Augusto, são dois exemplos médicos à altura do que foi construído.
EPOPÉIA
Muitos outros mais, como os Irmãos Vicentinos, foram e são fundamentais para o HSJA, de forma anônima, mas heroica, sustentaram a unidade com fé e determinação, além dos profissionais de saúde, e de apoio, tijolos de aço na construção sem fim da mitologia agásejana.
Os 100 anos serão comemorados com uma inauguração de uma imagem do padroeiro São José no hospital às 11horas uma missa campal no Morro do Cristo Redentor às 17 horas desta quarta-feira histórica
VEJA ENTREVISTA DO MÉDICO EUGÊNIO CARLOS DE ALMEIDA TINOCO AO PNB DA TV ITAPERUNA
Clique AQUI

Nenhum Comentário! Ser o primeiro.