Região Noroeste- Na terça-feira, 26 de agosto, aconteceu o 4º Encontro Mulheres do Café – Alto Noroeste Fluminense. Produtoras, especialistas e líderes femininas do setor participaram do EMC no distrito de Purilândia. A edição deste ano foi a primeira a ter todas as palestras conduzidas exclusivamente por mulheres para um públicvo misto.
Realizado pelos produtores do Café Iranita com o apoio do Sebrae Rio, apresentou negócios, inovação e perspectivas. Os debates incluíram a importância da indicação geográfica nos rótulos, a valorização do trabalho feminino na cadeia produtiva e as experiências de gestão no campo.
Para os organizadores, o evento é um reflexo do aumento da participação das mulheres na produção de café, tanto na gestão de propriedades quanto em atividades da lavoura ao beneficiamento.
Ao final, produtoras da região que receberam o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios entre 2023 e 2025 compartilharam experiências.
Dentre as palestras “A importância da Indicação Geográfica para o Desenvolvimento Territorial – Experiência do Caparaó”, “Cafés que Conectam: o Poder da Voz Feminina na Cafeicultura” e “Mulheres que Cultivam Futuro: Liderança, Coragem e Propósito na Cafeicultura”.

Com informações de Flávio Guilherme Pontes

Nenhum Comentário! Ser o primeiro.