Campos dos Goytacazes- Na sessão da Câmara Municipal realizada na última quarta-feira (4), o vereador morrocoquense Beto Abençoado, usou a tribuna para criticar a recente decisão do MDIC-Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços , que optou por não aplicar medidas antidumping ao leite em pó importado da Argentina e do Uruguai.
A medida, de caráter preliminar, permite que o produto estrangeiro seja comercializado a preços mais baixos do que o leite nacional, o que, segundo o parlamentar, prejudica diretamente os produtores brasileiros.
Beto Abençoado lembrou que a pecuária leiteira está presente em 99% dos municípios do país e que, em Campos dos Goytacazes, mais de duas mil famílias dependem da atividade. “A prefeitura já faz sua parte com o Projeto Campos Leite, ajudando a melhorar a qualidade, mas isso não é suficiente diante de um problema nacional”, afirmou.
O vereador defendeu a derrubada do veto ao Projeto de Lei 1440/2019, que reclassifica o clima do interior do estado como semiárido e possibilita linhas de crédito específicas para pequenos e médios produtores de 22 municípios fluminenses.
“Esse projeto de Brasília é a nossa verdadeira defesa. Ele vai garantir um preço justo. Temos que unir nossas vozes para que nossos deputados entendam a urgência dessa questão”, declarou.
A fala reforça a mobilização de setores do agronegócio e do legislativo em busca de alternativas para manter a competitividade da produção leiteira diante do avanço das importações.
Com Informações de Érica Viana
Nenhum Comentário! Ser o primeiro.