UPPES realiza reunião em Itaperuna com professores aposentados para tratar de processos judiciais
Por Gil Jardim
ITAPERUNA- A UPPES – União dos Professores Públicos no Estado do Rio de Janeiro promoveu na quarta-feira (30) reunião com professores estaduais aposentados, depois de uma série de reclamações de associados sobre a dificuldade de contato com a entidade.
A sede da UPPES fica em Niterói, e a realização da reunião no Noroeste Fluminense foi interpretada como uma mudança da direção para descentralizar o atendimento.
Foram discutidos temas jurídicos relacionados aos direitos da categoria, como os processos do programa Nova Escola, Interníveis, Regência de Classe e Piso Nacional do Magistério. Também foi abordada a saída dos antigos advogados do sindicato, ponto central de preocupação dos professores.
Documentos vinculados às ações judiciais se perderam e arquivos do sistema interno da UPPES foram apagados, o que fez a entidade solicitar aos aposentados a assinatura de novos contratos, condição necessária para a continuidade dos processos.
A dúvida levantada por muitos participantes é se a troca de representação jurídica poderá atrasar os processos em andamento. A coordenação jurídica da UPPES afirmou estar à disposição para prestar os esclarecimentos necessários e dar continuidade aos procedimentos.
Durante a reunião, professores do Noroeste Fluminense e de outros estados relataram dificuldades anteriores em obter informações sobre seus direitos e processos. A presença de uma equipe do Departamento Jurídico da UPPES em Itaperuna foi considerada útil para esclarecimentos diretos.
A ação faz parte da política da atual gestão, presidida pelo professor Stelling, cuja proposta é mpliar o diálogo com a categoria em todo o estado. Segundo o coordenador jurídico da UPPES, Joseph Araújo, o objetivo é garantir que os professores estejam informados sobre o andamento das ações movidas pelo sindicato.
A entidade também anunciou a criação de uma subsede em Itaperuna, com objetivo de aproximar o atendimento dos municípios do interior. A UPPES afirmou que segue aberta a novas demandas, dúvidas e observações por parte dos professores.


Nenhum Comentário! Ser o primeiro.